A Fazenda | Beleza Racial | Caminhos do Leite
A Fazenda Café Velho, com 1018 ha, de José Luiz Junqueira Barros, o “Bi”, está encravada no meio de um imenso canavial, comum no Estado de São Paulo, numa antiga fazenda produtora de café, no município de Cravinhos, próximo da Cidade de Ribeirão Preto (SP).

A principal atividade da fazenda é a produção de cana-de-açúcar, os animais ocupam as áreas imprestáveis para a plantação de cana, como os vales e encostas dos morros. A terra é de primeira, própria para a agricultura e excelente para pastagens.

Além de gado da raça Gir, a Café Velho também é reconhecida nacionalmente pelo trabalho de criação e seleção de cavalos Mangalarga Paulista.

José Luiz Junqueira Barros iniciou sua seleção de Gir em 2001. De lá para cá ele investiu na aquisição de animais dos principais plantéis de Gir do Brasil, adquirindo, principalmente, vacas de excelente caracterização racial, dóceis, harmônicas e de bom porte físico e com algum histórico de produção de leite.

Para montar um excelente time de doadoras de embriões, Bi percorreu as principais fazendas de Gir e comprou animais de Zeide Sab, Renato Junqueira Neto Júnior, Omar Carvalho Cunha, José Alfredo Barreto, do gado EVA; Aroldo Paulino, da Agropecuária Fareza, Eduardo e Ricardo Simões, da Fazenda Lapa Vermelha, Saul Vilela, Fazenda Vitrine, Governador Valadares e José Francisco Junqueira Reis, Fazenda Santa Fausta, Lins (SP).

Bi também “garimpou” sêmen dos principais touros que marcaram a história do Gir nacional. Sua busca foi tão grande que atualmente possui mais de 10 mil doses de sêmen na Fazenda Café Velho.

Com as melhores matrizes e com sêmens raros nas mãos, ele investiu em TE e Fiv e mantem na fazenda, por exemplo, mais de 300 produtos entre zero e oito meses.

Ao todo a fazenda conta com mais de 500 cabeças de animais da raça Gir. Os grandes destaques são Cristal DOBI e Bagdá DOBI.

Cristal é tri-grande campeão nacional, títulos conquistados nas pistas da expozebu nos de 2008 a 2010 e Bagdá do Bi é bi-grande campeã. Em 2009, Cristal e Bagdá também conquistaram os grandes campeonatos da exposição de Uberlândia, no triângulo mineiro.
Campeonatos Nacionais
Com apenas quatro de seleção, Bi já fazia seu primeiro Grande Campeão Nacional, com Ariano DOBI, em 2005. Em 2006 ganhou os dois reservados grandes campeonatos com Bagdá DOBI e Colorado DOBI, em 2007 ganhou o grande campeonato fêmea com Bagdá DOBI e o reservado grande campeão com Dilúvio DOBI e em 2008 ganhou os dois grandes campeonatos e dois reservados grandes campeonatos.

Naquele ano Cristal do Bi conquistou seu primeiro grande campeonato nacional, o reservado grande campeão foi Dilúvio do Bi. Bagdá do Bi, depois de dois reservados grandes campeonatos, também conquistou seu primeiro grande campeonato e a reservada Grande campeã foi Campeã do Bi.

Em 2009 a fazenda Café Velho repetiu a dose e conquistou novamente os dois grandes campeonatos. Cristal do Bi conquistou o bi-grande campeonato e a grande campeã foi Favorita do Bi.

Em 2010, novamente a fazenda Café Velho brilha na Expozebu com o tri-grande campeonato de Cristal do Bi.
Pistas e Produção
Além das pistas, que já consagrou a fazenda Café Velho como um fazenda de excelência na seleção racial do gir, José Luiz Junqueira Barros também orienta sua seleção para a produção de leite.

Com um grande plantel de vacas em lactação, todas ordenhadas mecanicamente, a fazenda em Cravinhos busca também selecionar novas e consagradas linhagens leiteiras.

O time de vacas em controle leiteiro da Café Velho mostra que José Luiz não é um criador fechado em seu rebanho, mas aberto a utilização de sangue de outros rebanhos nacionais que também buscam o melhoramento do gir leiteiro nacional.
 
 
Home | Fazenda | Rebanho | Vídeos | Vendas | Notícias | Contato
Todos os Direitos Autorais Reservados à Fazenda Café Velho - Fone: (16) 3625-2323 | 99789-3999 | 99187-1032